O que fazer quando o cachorro come veneno?

Existe uma gama de substâncias que, ao serem engolidas pelo cachorro pode causar o envenenamento do pet e o que devemos fazer quando o cachorro come veneno?

É preciso ter uma atenção especial quanto ao que ele consome.

E certamente nos casos em que apresentar sintomas de mal estar, deve-se procurar orientação veterinária o mais rápido possível.

Intoxicação do cachorro

O significado da palavra veneno refere-se a “qualquer substância, preparada ou natural, que por sua atuação química é capaz de destruir ou perturbar as funções vitais de um organismo”.

A intoxicação pode ocorrer tanto ao ingerir elementos líquidos e pastosos, como objetos que também são compostos por propriedades químicas.

Processo de intoxicação

O processo de intoxicação pode acontecer em diferentes vias.

Há ocorrências de envenenamento ingerido via oral, nasal, por absorção da pele ou até mesmo de forma injetável.

Os principais órgãos afetados nestes casos são a pele, estômago e pulmão podendo levar a óbito em situações graves.

Possíveis causadores de intoxicação

Quando o cachorro come veneno - possíveis causadores

Os meios de intoxicação podem se dar em vários cenários:

• Medicação tóxica
  • Plantas danosas;
  • Produtos para dedetização;
  • Alimentos tóxicos descartados no lixo;
  • Ingestão de animais peçonhentos;
  • Intoxicação proposital.

O indício de maior evidência de intoxicação de pet são os venenos disponibilizados nos processos de dedetização.

Nos relatos dos médicos veterinários, o que mais se ouve nestes casos é: “Meu cachorro comeu veneno de rato”.

É imprescindível prestar atenção em todos ambientes percorridos pela raça canina.

Principais Sintomas de Envenenamento Canino

Quando o cachorro come veneno - alguns sintomas

Alguns sintomas de envenenamento canino podem ocorrer de imediato, enquanto outros podem levar horas e dias para aparecer.

Sintomas mais leves

À primeira vista alguns sintomas de que o pet comeu veneno podem apresentar-se de forma mais branda podendo passar despercebidos.

Confira alguns destes sintomas considerados mais leves:

• Sonolência;
  • Fraqueza;
  • Inquietação;
  • Salivação excessiva;
  • Lesões cutâneas.

Sintomas leves de envenenamento

Independente de o cão apresentar ocorrências leves, acima de tudo está a saúde dele, portanto, é viável procurar ajuda veterinária.

Sintomas mais severos

Outros sintomas são visivelmente agravantes, colocando em alerta as pessoas que convivem com o pet.

Em casos de envenenamento de cachorro grave, o mesmo poderá passar por processos convulsivos apresentando até mesmo perda da consciência.

Outros sinais de alertas podem vir a ocorrer por diarréias e vômitos constantes.

Tremores e respiração ofegante também se enquadram como indícios que o cão ingeriu substância nociva.

Enfim, se o seu cãozinho aparentar qualquer tipo de desorientação, corra logo para uma clínica veterinária.

Primeiros Socorros Caninos

Enquanto o cachorro envenenado estiver sendo levado para atendimento veterinário, alguns procedimentos podem ser executados para alívio dele.

Confira alguns dois passos de como ajudar o pet que comeu veneno:

• Manipular carvão ativado: o carvão ativado absorve a substância tóxica, baixando o nível de absorção pelo sistema digestivo;
  • Induzir o vômito (exceto nos casos de intoxicação por substâncias abrasivas): esse ato poderá fazer com que o cachorro libere pelo menos alguma parte do veneno ingerido;
  • Posicionar confortavelmente: deixar o pet em posição mais confortável poderá aliviar se o mesmo estiver sentindo dores.

Atendimento Veterinário quando o cachorro come veneno

Atendimento veterinário quando o cachorro come veneno

Durante o atendimento o cão passará pelos procedimentos normais.

Certamente para contribuir na rapidez do atendimento é saber apontar para o veterinário o que exatamente foi ingerido pelo pet.

Caso contrário, a primeira estratégia será investigar através de exames a serem realizados.

Uma vez identificado o fato gerador do envenenamento do cachorro, imediatamente será instaurado o devido tratamento.

Assim para casos de substâncias nocivas, será manipulada a medicação adequada.

Entretanto para situação que envolva ingestão de objetos será necessário iniciar procedimentos cirúrgicos.

Clínica Veterinária

Quando o cachorro come veneno - Clínica Veterinária

Primordialmente, o pet deve ser acompanhado por uma clínica de total confiança.

A área veterinária tem como objetivo cuidar dos pets dando todo o suporte necessário em qualquer situação.

Em casos de envenenamento de cachorro o animal deverá ser levado para um local que possua a estrutura veterinária apropriada.

Escolha bem o local que irá cuidar da saúde do seu pet!

Se você mora na região metropolitana de Porto Alegre, contate a MedVet para acompanhar a saúde do seu pet.